Marinha do Brasil Virtual - MBv - Fundação e Regulamento

Apresentação

A Marinha do Brasil Virtual é uma entidade de membros pilotos e pilotas da Rede de Simulação Aérea Internacional, identificada aqui como "International Virtual Aviation Organisation - IVAO", sob a administração local da Divisão Brasileira da IVAO e do Departamento de Operações Especiais da IVAO BR (SOD IVAO BR) representando as atividades da Força Aeronaval da Marinha do Brasil.

Fundada por volta dos anos 2010, por militares da Força Aeronaval Brasileira, sediada em São Pedro de Aldeia, no RJ, os primeiros pilotos navais virtuais da Primeira Geração, passaram o comando para parentes e amigos que amavam esta modalidade. Pela falta de pilotos e entusiasmo dos antigos participantes, nascia a Segunda Geração MBv, no comando de vários já consagrados Pilotos da Divisão de Operações Especiais da IVAO BR, como Alberto Soares, Sergio Alas, Capela, e muitos outros. Devido a problemas a SOG perde sua homologação, e é reativada novamente com Alexandre Gomes e vários pilotos voluntários da FABv em 26 de Junho de 2014, finalizando a Terceira Geração MBv.

Atualmente, esta Quarta Geração, nasce em 01/02/17 com o propósito de manter viva a chama da aviação naval da IVAO BRASIL.

Por usarmos uma rede internacional de simuladores, no momento, não temos apoio ou relacionamento direto com a Marinha do Brasil, Força Armada Brasileira, mas tendo a bordo em nosso time, vários militares e civis desta digna entidade naval, alem de vários simpatizantes e profissionais do segmento aéreos e temos como referencia, a inclusão de novos pilotos e pilotas a rede IVAO BR, sendo porta de acesso a novatos e novatas vindo de rede sociais, colégios militares e outros. Apoiamos a entrada de Mulheres, Portadores de Necessidades Especiais e Terceira Idade, apoiando o pensamento de crescimento e qualidade da Rede IVAO BR e colaborando com o compartilhamento de conhecimento e aprendizagem no belo voo sobre nosso litoral, nossos rios, lagos e cidades representando nossa Força Aeronaval Brasileira no mundo virtual da IVAO.
 


Regulamento Marinha do Brasil Virtual - MBv

Assim, fica publicado e a saber que:

- Este grupo segue as orientações de administração da rede IVAO em: https://doc.ivao.aero

- Este grupo segue as orientações de administração de seus membros da rede IVAO BR em: https://br.ivao.aero/op-voo.php

- Este grupo segue as orientações de Voo Especial em conformidade do SOD IVAO BR em: https://br.ivao.aero/op-esp.php

- Este grupo segue as orientações da políticas de privacidade, estabelecidas pela União Europeia (GDPR) em:
https://eur-lex.europa.eu/legal-content/PT/TXT/PDF/?uri=CELEX:32016R0679&from=PT

- Este grupo segue as orientações da políticas de privacidade, estabelecidas pela Lei 12.527/2011 - LAI - Lei de Acesso a Informação em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12527.htm

Assim, estas regras abaixo formuladas estipulam a livre condição de apresentar dados e de maneira avaliativa das atividades diretamente ligadas a IVAO. Estas regras são apoiadas e aceitas apenas para membros deste grupo, não estando sob jurisdição de outras entidades da IVAO BR.

Regulamento Geral

A - Qualquer Homem ou Mulher, acima de 15 anos pode se registrar como piloto do MBv, cumprindo os requisitos internacionais da Rede IVAO. Cada membro é responsável pela veracidade destas informações e podemos avaliar a qualquer tempo, a pedido ou sob ordem da IVAO BR os registros de inscrição, os registros de voo e todas as informações a saber de conhecimento e finalidade de voo sob serviço desta entidade ou da Rede IVAO.

B - Todo Membro ao acessar inicialmente a MBv receberá sua identificação, via Canais Oficiais de Comunicação, que constarão no site oficial da entidade. Assim é proibido usar um indicativo de chamada oficial do grupo, sem a permissão e acompanhamento inicial do Membro. Tal fato pode caracterizar não cumprimento de norma e passível de desligamento. Tal fato é uma garantia que o uso de indicativo, será realizado por um Membro Oficial, responsável e ciente das regras de voo na MBv, sob a responsabilidade do voo especial do Departamento de Operações Especiais e sob responsabilidade da IVAO BR. Desta forma, fica estabelecido que não será de nossa responsabilidade qualquer voo na IVAO com as seguintes características:

- Voo contendo indicativo "MBR" sem autorização e possível reconhecimento na Rede IVAO que possam caracterizar o voo da Marinha do Brasil na IVAO;

- Uso da fonia ou texto contendo nomenclatura "MARINHA" sem autorização e possível reconhecimento na Rede IVAO que possam caracterizar o voo da Marinha do Brasil na IVAO;

C - Todo membro recém-inscrito inicia sua carreira aeronaval como "aprendiz". Nosso grupo simula atividade padrão MILITAR, mas não adotamos ATITUDES MILITARES (conceito funcional de uso exclusivo das Forças Armadas), seja no contato, no trato e na organização interna, estando a todos a subordinação direta de um Grupo Gestor, reconhecido como STAFF (que é garantido pela ANTIGUIDADE, SERVIÇO e CONHECIMENTO a todos os membros). Esta condição de não realizarmos atividade EXTRA MILITAR apresenta publicamente a nossa ideologia de realizarmos apenas e exclusivamente o Voo Simulado da Força Aeronaval da Marinha do Brasil, obedecendo o regramento da IVAO que proíbe atividade militares internas, a simulação de conflitos ou problemas étnicos, políticos ou religiosos do mundo real, incluindo a simulação de qualquer forma de guerra ou agressão, seja ela interna ou externa a este grupo ou quando em voo ou fora dele, na IVAO.

D - Os canais oficiais da Marinha do Brasil Virtual são:

Canal WEB Oficial: http://www.marinhadobrasilvirtual.com.br
Canal Facebook: https://www.facebook.com/marinhadobrasilvirtual/
Canal E-MAIL: falecom@marinhadobrasilvirtual.com.br
Canal TS (IVAO): Servidor CC / Canal MBR_CC

D.1 - Nestes canais, os STAFF do Grupo mantém contato diário com visitantes e apoiadores, alem de seus membros. Os canais internos de comunicação são exclusivos dos membros e são divulgados internamente.

E - Todos os membros iniciais realizam um período de adaptação a saber:

1) Integração: ate 5 dias de acesso  = Instalação/Configuração/Academia

2) Academia: ate mínimo 30 dias = Fase 1/2/3 e treinamentos autorizados

3) Certificação: apos 30 dias em data a ser escolhida pelo membro e ate 120 dias do inicio de academia ou via informações de problemas

Prova Teórica/Pratica de Operacional de Solo, Fonia e Procedimentos

4) Operações: para os pilotos (as) aprovados em Esquadrões.

5) Atualização: para pilotos em atualização de praticas operacionais.

F - Todos os membros devem realizar voos ou treinamentos, seguindo as orientações padronizadas da IVAO e seguindo as orientações iniciais no período ACADEMIA, a saber:

1) Aprendiz / Esquadrão Garça = Realização da Fase 3 com exercícios de solo de no minimo 40 minutos> Planejamento do Exercício/Conexão IVAP/TS (MBR_CC)/Envio de Plano de Voo/Transmissão Padrão/Inicio da Atividade/Final da Atividade/Envio de PIREP

2) Demais Esquadrões > Avaliação da Missão > Planejamento da Atividade/Conexão IVAP/TS/Envio de Plano de Voo/Transmissão Padrão/Inicio da Atividade/Final da Atividade/Envio de PIREP

G - Como sugestão de gestão da IVAO, Todos os pilotos e pilotas devem ter pelo menos 10 vôos mensais a serviço do grupo. Casos excepcionais poderão ser estudados pelo STAFF, mas como regra geral serão desconsiderados como Membros, aqueles que não obtiverem o tempo de voo regulamentado por este grupo.

H - Os desligamentos de membros ocorreram:

1) a qualquer tempo, por pedido pessoal por qualquer motivo;

2) por solicitação, de STAFF ou qualquer Membro, por motivo de descumprimento a estas normas e sem defesa própria;

3) por condição de expulsão ou punição na Rede IVAO;

4) por falta de participação ou de comunicação superior a 30 dias.

I - Sobre o registro de voos dos Pilotos e Pilotas da MBv, fica ajustado o uso de ferramentas de controle online, a conhecer aqui como MASTER - Sistema de Gestão de Pilotos e que deverão ser usados para controle e gestão da entidade. O MASTER receberá as informações eletronicamente ou manualmente para registro de voo. Na relação de registro manual de voo, o piloto deverá preencher ficha padrão e enviar copia do voo analisado pela IVAO usando a ferramenta TRACKER  (https://tracker.ivao.aero) para a comprovação das informações.

J - Os voos serão analisados pelos STAFF e poderão ser rejeitados, bloqueados ou excluídos do Sistema MASTER por erros de comunicação ou envio de dados. Para edições a pedido e de correções de erros, usaremos a condição de avaliação de comprovante de voo expedido pelo sistema TRACKER da IVAO. Este procedimento poderá ser solicitado pelos STAFF da IVAO para comprovação de informação, logo armazenado em local seguro e enviado via e-mail oficial da IVAO.

K - As regras acima entraram em vigor apos a publicação no site e foram comunicados aos seus membros em total acordo.

Assim é nossa Marinha do Brasil Virtual... Venha voar com a gente !